top of page

Blog Viver

Vivendo em Casa | Dica #02: Brincadeiras de Orientação Viso Motora para Construir em Casa

Atualizado: 6 de abr. de 2020

As habilidades viso-motoras tem importante contribuição para a aquisição da escrita manual. As brincadeiras a seguir auxiliarão no desenvolvimento destas habilidades estimulando o planejamento motor, cognitivo e perceptual.

Se seu filho ainda não conhece estes jogos ou ainda está aprendendo, você pode começar com poucas peças e aumentar gradativamente a quantidade delas à medida que ele vai se desenvolvendo.

Para estimular ainda mais enquanto brincam juntos, vocês podem construir juntos os materiais para brincar, pois ao mesmo tempo já farão estimulação de habilidades motoras finas. Podem escolher o desenho que ele mais gosta e usar a criatividade!


1) Quebra-Cabeça

Começamos o ensino do quebra cabeça com jogos de 2 a 3 peças e aumentamos a quantidade gradativamente. Se você não tem em casa o jogo ou seu filho já saciou deles, você pode criar novas possibilidades feitos de papel. É possível criar histórias a partir do que estão construindo e até deixar em um mural o que foi criado. Os desenhos podem ser os preferidos do seu filho, os cortes e a colagem podem ser feitos por ele e ainda é possível pintar depois.



2) Jogo da Memória


Crie seu próprio jogo da memória com imagens em pares, coladas em tampinhas de garrafa, tampa de lenço umedecido, cartolina, etc. Aqui é possível começar com pares iguais de desenhos, cores, números, e ir criando outros mais refinados à medida que desenvolvem habilidades, como por exemplo encontrar as imagens que rimam.


Instrução da brincadeira:

  • Pares de cartas organizadas com a face virada para baixo;

  • Cada jogador vira 2 cartas por vez;

  • Se forem iguais (ou associadas entre si), guardam pra si e jogam novamente;

  • Se forem diferentes, viram-nas para baixo e segue o próximo jogador;


3) Dominó

O dominó pode ser feito com números, letras, palavras, imagens, cores, formas. Assim como o jogo da memória, as combinações de peça vão variar com a habilidade e interesse do seu filho. Da mesma forma, podem começar a brincadeira com apenas 4 peças e aumentar gradativamente conforme a habilidade, e interesse, se desenvolvem. Para criar o próprio dominó, você pode:

  1. Usar cartolina, papelão ou caixa de sapato cortada em retângulos de mesmo tamanho.

  2. Estimular seu filho a desenhar ou pintar cada parte da peça, ou vocês podem cortar e colar desenhos após imprimir.


4) Encaixe de Formas


Para esta brincadeira os brinquedos de encaixe de formas concretas são ótimos.

Mas se não tem em casa, você pode criar um alternativo utilizando cartolina, papel ofício, metro, ou qualquer recurso que tiver disponível. Basta desenhar as formas geométricas para níveis iniciantes ou sombras de animais ou objetos em níveis mais avançados. Se for difícil fazer os desenhos, tem vários modelos já prontos que podem ser impressos.


Monte a brincadeira junto com seu filho, e depois brinquem de identificar e encaixar os objetos. Você já fez alguma dessas brincadeiras em casa? Compartilha com a gente outras ideias para construí-las usando a hashtag #vivendoemcasa

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page