Blog Viver

Vivendo em Casa | Dica #01: Criando uma Nova Rotina dentro de Casa

Atualizado: Abr 6

Olá Vivente,

Diante da pandemia de COVID-19 declarada pela OMS e a necessidade de isolamento social, queremos compartilhar com você algumas ideias de brincadeiras para ajudar a fluir os dias com maior tranquilidade, além de continuar o estímulo dos pequenos enquanto brincam juntos.


Para começar, vamos falar um pouco de rotina!


Sabemos que o período que estamos vivendo gera muita ansiedade tanto na família quanto nas crianças. A falta de previsibilidade, de controle e de segurança nos afeta, gera medo, deixa-nos mais apáticos ou mais agitados. Cada um vai buscando uma forma de lidar com os sentimentos que vão aparecendo.

Em se tratando das crianças com desenvolvimento atípico, com lacunas de linguagem, talvez não consigam entender o por que da rotina ter mudado (ou são rígidos ainda para lidar com isto), por que os pais estão mais tempo em casa, ou o por que de não ir para a escola. Apresentarão, por isso, comportamentos improdutivos logo de início.

Os pais tentarão continuar executando as atividades da escola, tentarão manter estimulação terapêutica, ou deixarão a rotina bem livre sem demandas. O que tende a ocorrer no entanto é que, embora no início pareça mais fácil deixar fluir o dia, quando a criança acorda mais tarde e brinca livremente, sem horários de refeição estabelecidos, com o passar do tempo elas ficarão saciadas da maioria dos brinquedos e brincadeiras disponíveis. Da mesma forma, uma tentativa de manter todas as demandas como ocorria anteriormente, só aumenta a carga emocional e a culpa dos pais, se falharem em conseguir. Precisamos de um meio termo para organizar os pequenos e para buscar o equilíbrio emocional dos pais.

Se liga nas dicas que preparamos para vocês:


Uma sugestão de rotina que uma mãe compartilhou conosco foi:

8:30 - Acordar / comer / escovar os dentes

9:00 - Brincar livre (Pais arrumam a casa)

10:00 - Banho

10:30 - TV (Casal prepara comida)

12:00 - Almoço

12:30 - Livre (Pais lavam os pratos)

13:00 - Atividades escolares

14:30 - Soneca da tarde (Pais com tempo livre)

15:30 - Lanche

16:00 - Brincar com mamãe

17:00 - TV

18:00 - Brincar com papai

19:00 - Banho

19:30 - Comer

20:00 - Baby TV

21:00/22:00 - Dormir

Compartilha com a gente como está funcionando em casa! Conseguiram organizar o dia?

16 visualizações

Fique por dentro!

Entre

em Contato

71 3021 -1314

contato@habilidadesparavida.com.br

R. Solimões, 146 - Stiep CEP: 41.770-090 - Salvador, BA

2019 © Viver - Instituto de Habilidades para Vida  -  Todos os direitos reservados  -  Criado e desenvolvido por Cicero Villas-Bôas