Blog Viver

Vivendo em Casa | Roteiro de Brincadeiras Semana #05



BRINCADEIRA 1: CARIMBO COM BUCHA


É uma brincadeira que estimula a coordenação motora, induz a criatividade, a imaginação e a sensação tátil. Na sua caixinha vocês vão encontrar dois pedaços de bucha, tintas e duas folhas de papel onde seu filho poderá criar o que ele quiser.

Permita que seu filho explore a textura da bucha, da tinta e a sensação do pintar desta forma.



BRINCADEIRA 2: BARQUINHO DE PAPEL


A pintura na dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a criatividade ao colorir e a coordenação. O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias atividades faz com que a criança entenda o objetivo e tenha autonomia. Vocês podem pintar o barquinho e depois colocá-los em um pote com água para que boiem. Façam competição soprando para que eles se movam.



BRINCADEIRA 3:

AREIA COLORIDA


Para essa atividade você precisará de: 2 bacias ou potes, pó da gelatina, floco de milho, farinha de trigo e água. Primeiro apresente ao seu filho cada ingrediente separado, fazendo-o sentir as diferentes texturas das farinhas e sentir o cheiro do pó da gelatina. Em um pote, misture a água com o pó da gelatina e no outro pote, misture as farinhas.


Vá jogando aos poucos a agua com gelatina até formar uma massa. Depois de pronta aproveitem de todas as formas, explorando, modelando e usando a criatividade. Ela tem como objetivo, desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração.




BRINCADEIRA 4: DIA DE CHUVA


Nessa brincadeira, vocês criarão um cenário. Brinquem de passar o cordão por cada canudinho

até formar a chuva. Ao redor da chuva ou embaixo, desenhem casa, árvore, pessoas ou o que mais quiserem para tomar banho de chuva. Enquanto criam a história, estimularão coordenação motora fina.




BRINCADEIRA 5:

BOLINHA DE SABÃO


Bolinhas de sabão proporcionam muita interação. Utilize a mistura de água, sabão e açúcar para fazer muitas bolhas. Criem expectativas, estimule a comunicação do seu filho e o controle de movimento corporal e da respiração enquanto se divertem.


Agora que você aprendeu essas brincadeiras novas, que tal botar em prática 10 minutinhos por dia com o seu pequeno? Aprender brincando é divertido e o aprendizado é muito mais eficiente.


Siga as nossas redes sociais e assine a nossa Lista de Transmissão no rodapé desse site para ficar por dentro das próximas brincadeiras em primeiríssima mão. Nos vemos na próxima semana. Até lá!


#habilidadesparavida #vivendoemcasa #autismo #analisecomportamental #aba #tea #fiqueemcasa #roteirodebrincadeiras

Fique por dentro!

Entre

em Contato

71 3021 -1314

contato@habilidadesparavida.com.br

R. Solimões, 146 - Stiep CEP: 41.770-090 - Salvador, BA

2019 © Viver - Instituto de Habilidades para Vida  -  Todos os direitos reservados  -  Criado e desenvolvido por Cicero Villas-Bôas