top of page

Blog Viver

Vivendo em Casa | Roteiro de Brincadeiras Semana #05



BRINCADEIRA 1: CARIMBO COM BUCHA


É uma brincadeira que estimula a coordenação motora, induz a criatividade, a imaginação e a sensação tátil. Na sua caixinha vocês vão encontrar dois pedaços de bucha, tintas e duas folhas de papel onde seu filho poderá criar o que ele quiser.

Permita que seu filho explore a textura da bucha, da tinta e a sensação do pintar desta forma.


 

BRINCADEIRA 2: BARQUINHO DE PAPEL


A pintura na dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a criatividade ao colorir e a coordenação. O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias atividades faz com que a criança entenda o objetivo e tenha autonomia. Vocês podem pintar o barquinho e depois colocá-los em um pote com água para que boiem. Façam competição soprando para que eles se movam.


 

BRINCADEIRA 3:

AREIA COLORIDA


Para essa atividade você precisará de: 2 bacias ou potes, pó da gelatina, floco de milho, farinha de trigo e água. Primeiro apresente ao seu filho cada ingrediente separado, fazendo-o sentir as diferentes texturas das farinhas e sentir o cheiro do pó da gelatina. Em um pote, misture a água com o pó da gelatina e no outro pote, misture as farinhas.


Vá jogando aos poucos a agua com gelatina até formar uma massa. Depois de pronta aproveitem de todas as formas, explorando, modelando e usando a criatividade. Ela tem como objetivo, desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração.



 

BRINCADEIRA 4: DIA DE CHUVA


Nessa brincadeira, vocês criarão um cenário. Brinquem de passar o cordão por cada canudinho

até formar a chuva. Ao redor da chuva ou embaixo, desenhem casa, árvore, pessoas ou o que mais quiserem para tomar banho de chuva. Enquanto criam a história, estimularão coordenação motora fina.



 

BRINCADEIRA 5:

BOLINHA DE SABÃO


Bolinhas de sabão proporcionam muita interação. Utilize a mistura de água, sabão e açúcar para fazer muitas bolhas. Criem expectativas, estimule a comunicação do seu filho e o controle de movimento corporal e da respiração enquanto se divertem.


Agora que você aprendeu essas brincadeiras novas, que tal botar em prática 10 minutinhos por dia com o seu pequeno? Aprender brincando é divertido e o aprendizado é muito mais eficiente.


Siga as nossas redes sociais e assine a nossa Lista de Transmissão no rodapé desse site para ficar por dentro das próximas brincadeiras em primeiríssima mão. Nos vemos na próxima semana. Até lá!


790 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page