Atendimento em Escola

Acompanhamento Terapêutico em Escola

Oportunidades de aprendizado estão no nosso dia a dia de casa, shopping, parque, escola, etc. No que tange escola, tem-se um ambiente todo moldado para o ensino, pensando nas diversas habilidades esperadas para cada faixa etária. Este local é excelente para potencializar tudo o que o aluno vem aprendendo em casa e, além da parte acadêmica, pode-se aprender sobre respeito, limites, regras e muito sobre interação social. 

Mas a fase escolar pode ser um grande desafio para os alunos principalmente quando não considerada sua maturidade, dificuldades  e potencialidades. Em se tratando de alunos com algum transtorno do desenvolvimento, que podem apresentar lacunas comportamentais, como falha na comunicação, linguagem, independência ou motricidade, este ambiente pode ser um desafio ainda maior.

Sabemos que muitas escolas ainda não estão preparadas para acolher as demandas de inclusão. Isto por que a inclusão não está apenas em aceitar a matrícula de um aluno com diagnóstico, mas em ter um olhar individualizado para cada estudante e traçar objetivos claros e hierarquicamente alcançáveis para que todas as crianças se desenvolvamUma escola inclusiva precisaria oferecer atendimento individualizado para aqueles que não estão conseguindo sozinhos alcançar os marcos. Dessa forma as atividades precisam ser adaptadas às particularidades de cada aluno e as interações devidamente mediadas para potencializar o desenvolvimento.

Pensando nisto, um acompanhante terapêutico (AT) muitas vezes se faz necessário. Ele tem o papel de mediar o aluno ensinando o que precise ser ensinado para que consiga seguir o ritmo e rotina da turma. "

Ticiana Accioly - Diretora Clínica do Instituto Viver

Diferente do papel de cuidador, o acompanhante terapêutico (AT) deve ter conhecimento em Análise do Comportamento Aplicada, e deverá colocar em prática o planejamento feito pelo programador (que deverá ser um Analista do Comportamento).  O objetivo dele é unicamente de ensino, garantindo ajuda suficiente para que o estudante consiga executar a demanda proposta, e se retirando de forma sistemática para que o aluno não se torne dependente.


Este tipo de atendimento pode ocorrer independente do atendimento estruturado que ocorre em casa/clínica, mas cada caso deve ser individualmente analisado.

Atendimento

Fique por dentro!

Entre

em Contato

71 3021 -1314

contato@habilidadesparavida.com.br

R. Solimões, 146 - Stiep CEP: 41.770-090 - Salvador, BA

2019 © Viver - Instituto de Habilidades para Vida  -  Todos os direitos reservados  -  Criado e desenvolvido por Cicero Villas-Bôas